Portugal é linda de ver e viver

Viajar pela Europa e não incluir como destino Portugal é uma falha grave do viajante. Brincadeira à parte, mas as terras portuguesas são lindas para ver, curtir e viver. Portugal tem uma história de mais de oitocentos anos, carregada de conquistas, com muitas belezas naturais, e oferece ao visitante ou morador uma área continental de mais de um mil e duzentos quilômetros, banhada por um mar delicioso.

Vantagens em morar em Portugal:

Clima

Isso mesmo, dos países europeus, Portugal sai na frente quando a questão é o clima, pois, apesar de ter períodos frios, na maioria do seu território as temperaturas esfriam mas não são muito negativas. Ou seja, é um clima agradável.

Segurança

Pesquisas recentes apontam Portugal como um dos países mais seguros para se viver. Com certeza, isso faz muita diferença para quem decide levar uma vida mais tranquila, sem certas preocupações em perder os seus pertences, assegurada a sua integridade,  inclusive ao sair nas ruas portuguesas.

Conhecer a história na prática

Nada mais bacana do que conhecer pontos históricos, preservados e encantadores. Em Portugal você pode viver isso. Um exemplo de cultura na veia é a visita aos charmosos castelos medievais. Agora imagina viver num país rodeado de tanta história, tendo o prazer em apreciar tudo isso, ao vivo e a cores?!

Educação

Portugal, além de ser um país rico em cultura, oferece um modelo de ensino de excelência. Apesar do ensino público não ser totalmente gratuito, necessitando o pagamento de algum valor, direcionado, como exemplo, para o material escolar, essa cobrança analisa a condição financeira do pagante, utilizando a proporcionalidade no pagamento dos itens.

Feita a apresentação de boas vantagens de viver em Portugal, vamos às pequenas inconveniências:

Preços altos dos imóveis

O custo de vida em Portugal pode ser impactado, em grande parte, pelos preços dos aluguéis, principalmente em cidades como Lisboa e Porto. Considerando que a busca pelo turismo e o estabelecimento de moradia em Portugal é cada vez mais crescente, os preços do ramo imobiliário são, na mesma proporção, elevados.

A dificuldade na resolução de questões documentais

Essa parte, realmente, é um pouco complicada. Ao tentar resolver algo relacionado a documentos, em Portugal, a dificuldade é grande, pois a burocracia é utilizada, não no sentido apenas de organização, mas na obrigação de apresentar uma vasta documentação, que talvez não seja tão necessária.

Viver em Portugal com consciência 

Existe uma expressão popular que diz que nem tudo são flores, e isso é aplicável também, ao viver em Portugal. Portanto, ao pensar em morar em terras portuguesas, é necessário realizar uma análise dos dois lados, tanto o bom quanto o não tão bacana. Eu, sinceramente, acredito que as vantagens são infinitamente maiores do que os inconvenientes de viver em Portugal.